Guardiões do Patrimônio Cultural

Em 2019, o Instituto Casa Comum em parceria com o Santuário Digital, o Núcleo de Estudos e Pesquisa da Pastoral da Cultura – NEPA PUC Minas, a Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte e o Setor Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, formou 14 jovens, dos municípios de Raposo, Sabará, Caeté e Santa Luzia, de Minas Gerais, como Guardiões do Patrimônio Cultural. Um programa iniciado em 2017 e que continua ativo, em 2021, acompanhando e subsidiando as atividades dos jovens, na área da conservação preventiva do patrimônio cultural, em suas comunidades locais.

Uma intervenção Social, por um pacto educativo, para a formação cidadã das novas gerações. Um SERVIÇO-APRENDIZAGEM nos campos da cultura, artes, comunicação, ambiente, turismo, lazer e cidadania. Interligou jovens e organizações comunitárias locais. Promoveu o intercâmbio de saberes em favor de um desenvolvimento social integral, da cultura do encontro, da cultura da paz e de uma sociedade do Bem Viver.

O resultado são jovens atuando em rede, criando, semeando e cultivando soluções para suas próprias comunidades. Esta iniciativa está associada ao Programa lançado pelo Papa Francisco, através do Programa Pontifício Scholas Occurrentes, em 2013.

“Que a educação saia dos muros, construa pontes e vá às periferias; se transforme por meio da arte, do esporte e da cultura; integre jovens de realidades diferentes para que possam estudar, viver juntos, aprender a dialogar, mostrar e compartilhar seus valores, praticar a alteridade, exercitar a tolerância e a paz, harmonizar a linguagem da cabeça, do coração e das mãos, de tal forma que um jovem seja capaz de pensar o que sente e o que faz, sentir o que pensa e o que faz, fazer o que pensa e o que sente, e, assim, protagonizar um novo modelo civilizatório, um novo humanismo”

(Conferência do Papa Francisco no IV Congresso do Scholas Occurrentes)

São Jovens, entre 15 e 25 anos, de diferentes realidades socioculturais, preparados para atuarem em suas comunidades locais, na Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte, com formação para exercer a cultura cidadã, a cultura do encontro, a cultura da paz e empreender na área cultural, social e do Turismo, com foco em Conservação Preventiva do Patrimônio Cultural.

Vivências Relacionadas