EQUIPE

A Casa Comum é constituída por pessoas com diversas experiências voltadas aos processos do empoderamento comunitário, com expertises e metodologias experimentadas em ações reconhecidas, no Brasil e no exterior.

 

SILVANA APARECIDA BRAGATTO (Presidenta)

 

Doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Professora de logística e administração da produção. Coordenadora de Núcleo de Estudo em Administração da Produção, recursos materiais e logística. Foi gerente de Controle, Formação e Fiscalização de armazéns e estoques do Brasil, gerente de Administração e Controle de Qualidade e membro do Comitê Permanente de Qualidade da Companhia Nacional de Abastecimento. Pertenceu ao Grupo de Trabalho Interministerial da Dinal – Ministério da Saúde sobre padrões microbiológicos dos alimentos.

 

 

 

CÉLIO TURINO (Coordenador Geral)

 

Historiador, escritor e gestor de políticas públicas. Foi Secretário da Cidadania Cultural no Ministério da Cultura do Brasil (2004/10), tendo sido convidado pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil para pensar um programa de descentralização cultural no país. Daí surgiu o programa CULTURA VIVA e os Pontos de Cultura que, em pouco tempo e a baixo custo unitário (US$ 2.000/mês) se espalhou por todo o Brasil, de aldeias indígenas a favelas dos grandes municípios, de comunidades tradicionais a coletivos de cultura digital e software livre. Em 2009 eram 1.100 municípios atendidos, com 3.500 Pontos de Cultura e mais de 8 milhões de pessoas beneficiadas. Desde 2011 se dedica a difundir conceito e teoria da Cultura Viva pela América Latina, sendo que o programa já está presente em 17 países, com leis e políticas públicas específicas, atendendo milhões de pessoas. Pela repercussão do trabalho na América Latina o Papa Francisco o convidou para ministrar conferências no Vaticano, resultando na assinatura de um convênio com o Programa Pontifício SCHOLAS OCCURRENTES para transformar a proposta de AGENTES JOVENS DE CULTURA CIDADÃ e PONTOS DE ENCONTRO em programa mundial. É autor de diversos livros, com tradução para o espanhol e inglês (The Point of Culture – Brasil turned upside down – pela Gulbenkian Foundation – unidade Londres).

 

 

 

CORALY PEDROSO (Vice-presidente)

 

Empresária com mais de 10 anos de experiência na direção de companhias e organizações não governamentais. Presidiu a o Instituto Plataforma Brasil, sendo responsável pela aprovação de projetos em editais na área de esporte e cultura, com destaque para o convênio com o Ministério da Cultura - Pontão de Interações Estéticas Internacionais que representou milhares de pontos de cultura na Europa, África e nas Américas. Nos últimos anos, foi diretora, produtora executiva e captadora de recursos de mais de 30 projetos de cultura, esporte e educação, entre eles as 7 edições do Olinda Jazz, as 3 edições do Sampa Jazz, o festival de dança Conexão Internacional da Dança, o jogo holandês de futebol street Panna Knock Out Brasil, Exposição e Monitoria Anne Frank, 3 edições do Quitutes e Batuques, além de turnês de músicos e intercâmbio de artistas internacionais e brasileiros.

 

ANTONIO ELEILSON LEITE (Gestor de capacitação)

 

Graduado em História pela FFLCH/USP e mestre em Estudos Culturais na Escola de Artes Ciências e Humanidades da USP. Trabalha na ONG Ação Educativa desde o ano 2000 exercendo atualmente os cargos de coordenador da Área de Cultura e membro do Colegiado de Coordenação. É coordenador da Agenda Cultural da Periferia, do Ponto de Cultura Periferia no Centro e coordenador geral do Encontro Estéticas das Periferias. É colunista do Site Outras Palavras e diretor da Coleção Literatura Periférica da Global Editora. Foi diretor regional da ABONG – Associação Nacional de ONGs durante o período de 2003 a 2009. É autor de vários artigos sobre políticas públicas de cultura, entre os quais, Política Pública de Cultura para a Juventude: não é o que não pode ser, publicado no livro Juventude em Pauta (Editora Peiropólis, São Paulo, 2011). Organizou o livro Graffiti em SP – Tendências Contemporâneas (Aeroplano Editora, 2013). Consultor em projetos e programação cultural, parecerista de editais. É sócio diretor da Entrelaços Estudos e Pesquisas em Trabalho e Sociedade, Ltda.

 

 

ARIANE PORTO COSTA RIMOLI (Gestor de capacitação)

 

 

 

EDGARD JUNIOR (Gestor de comunicação)

 

Arquiteto de formação com MBA pelo IBMEC e certificação de Especialista em Direção Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Utiliza-se da experiência, da dinâmica e da metodologia adquiridas a partir de muitos anos trabalhando no mundo corporativo como Diretor de Marketing para a produção e comunicação de eventos culturais, buscando alavancar seus potenciais criativos e econômicos, destacando entre eles: o reposicionamento e reestruturação dos carnavais de Olinda/PE (2004-2010), São Paulo/SP (2009-2010), Juazeiro/BA (2009-2014) e Guarujá/SP (2012); na realização de eventos nacionais como as TEIAS de Cultura e Cidadania com a presença de milhares de artistas de todo o Brasil (2006, 2009, 2010 e 2014); Ciclo de Debates do Programa Cultura e Pensamento Petrobrás-Ministério da Cultura nas regiões sudeste, norte e nordeste do país; Ciclo de Debates Raiz da Questão; entre outros. Edgard também é Publisher da Plataforma Editorial RAIZ, sobre a cultura popular do Brasil, com publicações impressas, presença em ambientes Internet e Aplicativos Android e IOS.

FABRICIO ADDÊO RAMOS (Gestor de projetos)

 

Profissional com visão integrada das diversas áreas da produção cultural nacional e internacional. Também atuou nas áreas de esporte, educação e social. Com conhecimento consolidado do funcionamento da administração pública brasileira, leis de incentivo, editais públicos, criação e desenvolvimento de projetos, criação e execução de plano de comunicação, produção de eventos, seleção de atrações artísticas, produção de festivais de música, dança, artes, audiovisual e de intercâmbio internacional de profissionais de diversas áreas. Colaborou com reportagens e textos para revistas e jornais brasileiros. Atuação e acompanhamento de projetos no Brasil e exterior, também representando organizações em reuniões com autoridades locais, diretores e artistas.

 

 

 

JOSIMAR DA SILVA AZEVEDO(Membro do Conselho Fiscal)

 

Possui graduação em Teologia - Faculdade Dehoniana (2011), mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1994) e doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2008). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas, assessor do Setor Cultura da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura - NEPAC PUC Minas, Coordenador da Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte e líder do Grupo de Pesquisa "Religião, Patrimônio Cultural e Turismo Religioso". Tem experiência em inventário de Patrimônio Cultural e na área de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, religiosidade, patrimônio cultural, entre outros. 

HAMILTON FARIA (Gestor capacitação)

 

Hamilton Faria é coordenador de cultura do Instituto Pólis, especialista em cultura e políticas culturais. Foi ex-presidente do Pólis(1995-1999) e seu diretor durante nove anos. Foi técnico da Fundap (1978/1979) e diretor do Instituto de Planejamento Urbano da PUC (URPLAN) e professor titular de sociologia do consumo da FAAP, durante 25 anos. E criador e professor no pós- graduação em políticas culturais da Universidade Metodista, hoje extinto. É curador de eventos poéticos e de cultura nacionais e internacionais (França, Medellin, São Paulo, Brasília, entre muitos outros). (www.polis.org.br). Publicou mais de uma dezena de livros de poesia e participou de antologias no Brasil e em outros países. É também autor de livros, textos e artigos sobre cultura e arte. (www.poetahamiltonfaria.org). Recebeu prêmios de cultura e arte no Brasil e no exterior (França, Chile, Portugal, Colômbia) (www.poetahamiltonfaria.org). Coordena projetos de cultura desde 1991, onde se destacam Leitor Infinito, Políticas Cidadania Cultural: Leituras de uma Política Pública, Cadernos Século XXI, Pontão de Convivência e Cultura de Paz, Projeto de Formação de Jovens (PJMC), entre outros. Recebeu prêmios de cultura e arte no Brasil e no exterior, onde se destaca o da Academia de Artes Ciência e Letras da França, 2006. No mesmo ano participou como palestrante da abertura cultural da Copa do Mundo, em Berlim. (www.poetahamiltonfaria.org). Pertence a várias instituições internacionais de cultura e arte e é associado a União Brasileira de Escritores desde 1985.

 

MARTHA ELISA LEMOS DE CARVALHO (Gestor de projetos)

 

Psicóloga, atriz e arte educadora, especializada em psicodrama, atua nas áreas clínica, organizacional, educacional e institucional. Atualmente é consultora do Instituto Pólis.

 

 


RUBENS SALLES (Gestor de projetos)

 

Empreendedor social, assessor e consultor de projetos culturais e sociais há 20 anos, é especializado em metodologias e sistemas para monitoramento e análise de indicadores sociais e políticas públicas, e possui Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). É responsável pela criação e desenvolvimento da plataforma Porto Alegre em Análise, da Prefeitura de Porto Alegre, que há 6 anos monitora os indicadores de qualidade de vida do município, e da plataforma Revela Sampa, que está sendo lançada para monitorar os indicadores da cidade de São Paulo. Também já coordenou diversos projeto educacionais pelo Instituto Artesocial, para formação continuada de professores da rede pública, articulando parcerias entre municípios e patrocinadores privados, assim como coordenou e viabilizou projetos de edição de livros de conteúdo paradidático através de financiamento coletivo e seleção pública de projetos. Foi parecerista do Ministério da Cultura, organizou o curso de Planejamento Estratégico de Marketing Cultural e Social do SENAC-SP.

 

 

THERESINHA DO MENINO JESUS FIGUEIRA DE AGUIAR

 

 

 

THIAGO BITTENCOURT COUTO (Assessoria Jurídica)

 

Advogado especializado em gestão de projetos e terceiro setor. Possui formação abrangente com MBA em Direito da Economia e da Empresa – pela FGV com conclusão no Babson College – Boston/EUA; MBA em Gestão e Empreendedorismo Social pela FIA; e Especialização em Direito do Terceiro Setor pela GVlaw. Realiza assessoria jurídica para instituições do Terceiro Setor, cujas atividades abrangem: elaboração e alteração de Estatutos; análise e elaboração de contratos; obtenção de qualificações para instituições junto aos órgãos competentes; apresentação de relatórios junto ao Ministério da Justiça; e elaboração de peças nas esferas administrativa, tributária, trabalhista e cível. Experiência em Immigration Law, desde a obtenção e acompanhamento de visto de trabalho para estrangeiros, até sua regularização no país (mudança, documentos entre outros).

 

 

 

WANDERLEIA MARTINS VIEIRA CUPERTINO(Membro do Conselho de Administração)

 

 

 

 

ICC-OUTDOOR.png