ICC-GoodFestival (1).png
GoodFestival_3.jpg
ICC - GoodFestival Lausane Suiça, Maria Alice Campos

Em 2016, o projeto  Agente Jovem da Casa Comum (AJCC)*  avança na parceria com o Santuário Digital (PUCMINas) e recebe a Medalha Good do festival de inovação e boas práticas GoodFestival em Lausanne, na Suíça.

 

GoodFestival é um evento que acontece em Lausanne, dedicado a inovadores que têm uma oportunidade de encontro de rede, de conectar e angariar parcerias e fundos para o seu projeto. São pessoas que pensam e trabalham em inovação sustentável, tais como artistas, empresários, líderes empresariais, cientistas, investidores, escritores, cineastas e outros profissionais, os “fazedores” que estão construindo um mundo melhor.

 

Durante dois dias os participantes acompanham atividades de formação, integração e conexão com outros projetos do mundo. No terceiro dia de evento, possuem apenas 5 minutos para defender, frente a um júri especializado, que seu projeto é Good para o planeta.

 

Agentes Jovens da Casa Comum e Santuário Digital (Instituto Casa Comum - Brasil). 

 

Segundo o mentor e idealizador da ONG, o historiador Célio Turino, “o mundo acha normal gastar 1,8 trilhão de dólares, por ano, em orçamento militar, e também para formar jovens recrutas militares. E se o mundo inteiro garantisse formação civil inclusiva, cidadã e para a Paz?” Foi a pensar nisso que o Instituto Casa Comum (ICC) criou um programa de capacitação e sensibilização para jovens, com uma metodologia de empoderamento e fortalecimento de potencialidades locais em busca de soluções sustentáveis.

 

O projeto de formação de Agentes Jovens da Casa Comum em parceria com o Santuário Digital, uma plataforma digital desenvolvida pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas tem por proposta a integração de Pontos de Encontros, organizações comunitárias espalhadas pelo mundo, preparadas e com suporte para sensibilizar, capacitar e integrar jovens das comunidades locais através da arte, do desporto, da permacultura, da atuação cidadã e do uso das novas tecnologias. Neste caso, uma das plataformas de integração e capacitação é o Programa Santuário Digital que faz um mapeamento descritivo e georreferenciado de patrimônios naturais e culturais e permite o diálogo em rede mundial, entre os jovens, inclusive na busca de soluções de problemas locais e mundiais. O projeto contou ainda com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que integrou o Programa Santuário Digital - SD e Agentes Jovens da Casa Comum - AJCC no conjunto dos projetos para quadriênio 2015 a 2019, no interior da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação. Esses projetos estão, também, no plano pastoral proclamar a palavra, da Arquidiocese de Belo Horizonte, através do Vicário Especial para Comunicação e a Cultura - VECC.

 

A apresentação no GoodFestival permite divulgar a ação, buscar recursos financeiros e parceiros para implantar o programa de formação, gestão sustentável do projeto e da rede mundial. A instituição foi representada pela jornalista e gestora de projetos Maria Alice Campos, membro fundadora do ICC, luso-brasileira residente em Lisboa.

 

* AJCC é uma tecnologia social desenvolvida pelos consultores da Prumo PRO (escritório especializado em economia criativa e para o Terceiro Setor), que foi adotado pelo Instituto Casa Comum e já alcança visibilidade internacional.