Biblioteca Multimídia

Podcasts

O sexto e último episódio da segunda temporada da série Metamorfoses tem como objetivo provocar escutas, perguntas e reflexões sobre grandes questões. Traz os temas da difícil arte da escuta e da arte da pergunta, afinal “Vivendo se aprende, mas o que se aprende mais é só fazer outras maiores perguntas” - Guimarães Rosa. Nesta série, buscamos entender qual metamorfose ocorreu durante esse tempo de pandemia.
No quinto episódio da segunda temporada da série Metamorfoses, levantamos importantes reflexões sobre a violência física, cultural, simbólica e estrutural presentes na forma em que vivemos e convivemos como civilização e trazemos um alerta para a urgência de encontrarmos caminhos alternativos que transformem esses conflitos para que possamos concretizar um mundo de paz. Nesta série, buscamos entender qual metamorfose ocorreu durante esse tempo de pandemia.

Videos

Agentes Jovens Guardiões do Patrimônio Cultural | Instituto Casa Comum Descrição: São Jovens, entre 15 e 25 anos, de diferentes realidades socioculturais, preparados para atuarem em suas comunidades locais, na Pastoral da Cultura da Arquidiocese de Belo Horizonte, com formação para exercer a cultura cidadã, a cultura do encontro, a cultura da paz e empreender na área cultural, social e do Turismo, com foco em Conservação Preventiva do Patrimônio Cultural.
Encontro de Jovens em Roma Descrição: Com o objetivo de capacitar multiplicadores para as Jornadas da Cidadania, em abril de 2018 foi realizado um encontro mundial de jovens na cidade do Vaticano, junto ao programa Scholas Occurrentes. Coube ao Instituto Casa Comum a seleção e envio de três jovens brasileiros, todos da zona leste de São Paulo.
Encontro Virtual de jovens brasileiros com Papa Francisco Descrição: Em 9 de junho de 2017, aconteceu um encontro do Papa Francisco com jovens de oito países, por meio virtual. Coube ao Instituto Casa Comum a seleção dos jovens brasileiros, que participaram da teleconferência em sala virtual da empresa Google, em São Paulo. Ao todo foram oito estudantes (três do colégio Santa Maria, três do projeto SOL, zona sul de SP e dois jovens com síndrome de down, pelo Instituto Olga Kos). O tema foi exclusão e individualismo.

Artigos

Unquillo, província de Córdoba, 21 de novembro de 2014. Uma marcha. Centenas de pessoas da Argentina e convidados de outros países: palhaços, malabaristas, artistas de teatro, músicos, dançarinos, agentes culturais, midialivristas (ativistas pela mídia livre). Encontro da cultura viva em mais um país. Pontos de cultura da Argentina, espalhados da Puna à Patagônia, do Chaco ao Pampa. A bandeira: Lei Cultura Viva Comunitária, assegurando orçamento mínimo nacional de 0,1% para grupos culturais comunitários. Uma campanha continental, que se espalha por toda a América Latina.
Cultura: o cultivo da vida, o cultivo das pessoas, grupos e sociedades, a busca por sentidos e significados. A partir da etimologia da palavra “cultura” (do vebo latim colere, “cultivar”), a melhor aproximação comparativa deve ser entre cultura e agricultura. Cultura é justamente colocar as mãos e os pés na terra, preparar a terra, semear, acompanhar o crescimento das plantas, proteger a plantação, realizar a colheita (preferencialmente com trabalho coletivo e cantando enquanto se trabalha), fazer festa, celebrar. E, após a colheita, separar as melhores sementes, para depois fazer tudo de novo, sucessivamente – mais festa e celebrações, agradecendo e pedindo permissão à Mãe Terra, que nos dá alimento.
Transições e superações entre sistemas e regimes não acontecem por ato de vontade, em vez disso, resultam de processos lentos, de metamorfose, em que o novo vai sendo gestado na barriga do velho. Na maioria das vezes, sem que esse velho perceba. De repente, quando o velho regime se dá conta, da pupa surge uma colorida borboleta, antes lagarta. Essa transformação é fruto de uma fronteira misteriosa, entre o fluxo suave e a turbulência. Seria uma “quase intransitividade”.

O Instituto Casa Comum é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, constituído por indivíduos comprometidos com a ideia de que o planeta Terra é a nossa casa comum