Obirin – Que Brasil queremos? – Temporada 1

No quinto episódio da série Obirin - Que Brasil queremos? trazemos à mesa Beth Beli, que é percussionista e arte educadora, professora de percussão dos ritmos dos orixás e malinquês, diretora musical e regente do Bloco Afro Ilú Oba de Min, presidenta associação cultural Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra e graduada em Ciências Sociais, para falar sobre sobre a ocupação do espaço público e a potencialização desses espaços através de grupos culturais, a presença do Ilú na rua como forma de potencia e não espetacularização da miséria. Obirin, em Yorubá, significa "mulheres". Nesta série, reunimos grandes mulheres negras e pensadoras para darem voz à pensamentos afro-filosóficos.
Neste episódio da série Obirin - Que Brasil queremos? trazemos à mesa Alessandra Ribeiro, historiadora e urbanista pela PUC-Campinas, gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, mestra da Comunidade Jongo Dito Ribeiro em Campinas, para falar sobre como se não fossem as comunidades, coletivos e aquilombamentos, as culturas negras já estariam dizimadas. Questionam como continuar passando para frente os conhecimentos de grandes lideranças negras, a partir do provérbio "O rio se enche com rios pequenos". Obirin, em Yorubá, significa "mulheres". Nesta série, reunimos grandes mulheres negras e pensadoras para darem voz à pensamentos afro-filosóficos.
No terceiro episódio da série Obirin - Que Brasil queremos? trazemos à mesa Cibelle de Paula, graduada em pedagogia, em história e mestranda em educação, para falar sobre a responsabilidade e envolvimento da sociedade nos espaços educativos, sobre o conceito de coletividade entre famílias e escolas e como ambos dois podem conversar e se entender para agirem na formação de um ser humano. Obirin, em Yorubá, significa "mulheres". Nesta série, reunimos grandes mulheres negras e pensadoras para darem voz à pensamentos afro-filosóficos.
O segundo episódio da série Obirin - Que Brasil queremos? tem como convidada Melissa Cassimiro, advogada, fez afirmação de gênero há 2 anos e configurou-se o primeiro caso na América Latina e luta pela expectativa de vida de pessoas transgêneras. No episódio, Melissa conversa sobre a visibilidade trans na sociedade e o fortalecimento da coletividade a partir do proverbio africano "se quiser ir rápido vá sozinho, mas se quiser ir longe vá em grupo". Obirin, em Yorubá, significa "mulheres". Nesta série, reunimos grandes mulheres negras e pensadoras para darem voz à pensamentos afro-filosóficos.
No primeiro episódio da série Obrin - Que Brasil queremos? temos como convidada da mesa a Mestra Janja Araujo, capoeirista e professora na UFBA para falar sobre a importância dos saberes ancestrais dentro das Academias. Obirin, em Yorubá, significa "mulheres". Nesta série, reunimos grandes mulheres negras e pensadoras para darem voz à pensamentos afro-filosóficos.