Célio

Historiador, escritor e gestor de políticas públicas. Exerceu diversas funções públicas, entre as quais, Secretário de Cultura e Turismo em Campinas (1990/92), Diretor de Promoções Esportivas Lazer e Recreação em São Paulo (2001/2004) e Secretário da Cidadania Cultural no Ministério da Cultura do Brasil (2004/ 10).

Convidado pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil, para pensar um programa de descentralização cultural no Brasil, formulou e implantou o programa CULTURA VIVA e os Pontos de Cultura que, em pouco tempo e a baixo custo unitário (US$ 2.000/mês) se espalharam por todo o Brasil, de aldeias indígenas a favelas dos grandes municípios, de áreas ruais a coletivos de cultura digital e software livre, alcançando 1.100 municípios em 2009, com 3.500 Pontos de Cultura e mais de 8 milhões de pessoas beneficiadas.

Desde 2011 Turino se dedica a difundir o conceito e teoria da Cultura Viva pelo mundo, principalmente na América Latina, e o programa já está presente, com movimentos, leis e políticas públicas específicas, em 17 países. Pela repercussão do trabalho, o Papa Francisco o convida para ministrar conferências no Vaticano, resultando na assinatura de convênio com o Programa Pontifício SCHOLAS OCCURRENTES (Escolas do Encontro) para transformar a proposta de AGENTES JOVENS DA COMUNIDADE e PONTOS DE ENCONTRO (conceito alargado de Ponto de Cultura) em programa mundial. É autor de diversos livros, dezenas de ensaios e centenas de artigos, editados no Brasil e no exterior, com tradução para o espanhol e inglês; seu mais recente livro é “POR TODOS OS CAMINHOS – Pontos de Cultura na América Latina” – Editora SESC/SP, 2020.