Sobre o Curso
Curador: Benjamim Taubkin
A proposta deste curso é ser um estudo e uma reflexão conjunta de alternativas à dura realidade que temos vivido. Pretende-se estimular o pensamento crítico e criativo através da exploração de possibilidades de criação e ação que fogem do comum, do habitual.
Que outros caminhos podemos seguir em nossas vidas? Que outras formas a arte nos apresenta? Vamos realizá-las!
FIQUE LIGADO!
As inscrições para o curso A Beleza Salvará o Mundo estão encerradas.
Fique ligado no site e nas nossas redes sociais para não perder as novidades e abertura de inscrições de outros cursos.
A pandemia nos colocou frente ao esgotamento deste modelo de sociedade que temos vivido nos últimos séculos. Dificilmente haverá uma volta ao “normal”. Ou seremos capazes de pensar novos modelos de convivência e atuação individual e coletiva, ou ficaremos à mercê de que outros tomem esta decisão por nós.
O que a criação artística pode nos ensinar? O que no fazer criativo pode ser relevante e nos trazer uma abertura de pensamento e na forma de sentir? A arte será o próximo passo da experiência humana. Seus procedimentos apresentam uma outra relação com a vida e o mundo. De uma maior integração e abertura. De uma maior valorização da contribuição de cada indivíduo e de uma experiência coletiva mais plena.
Se na nossa vida cotidiana o diferente é em geral visto como uma ameaça, seja no campo da religião, raça, gênero, na arte ele é bem-vindo. É percebido como algo que vai trazer uma nova informação, que vai ampliar aquela criação. Os contrastes ao invés de opostos, são entendidos como complementares.
A desqualificação do artista em nossa sociedade, foi acompanhada pela desqualificação do ser humano. Seu universo interior. Suas melhores potencialidades. Deixamos de ser criadores, para nos tornarmos quase que unicamente consumidores de produtos que vão procurar substituir uma autêntica experiência artística pela pobre criação da indústria cultural, massificada e banalizada como produto meramente comercial.
A experiência artística não garante necessariamente uma existência mais leve, fácil e alegre. Embora tudo isto possa acontecer. Mas o que ela nos oferece é a possibilidade de viver com sentido, com propósito. E este é um valor fundamental em um mundo que perdeu quase todas as suas conexões com a vida.
Formato
Modalidade: Online
Vagas: 50
Aulas: Toda Segunda-Feira às 20h
Início: 24/05/2021
Término: 28/06/2021
Serão 6 encontros para conversarmos, trocarmos visões e experiências para inicialmente exercitarmos a escuta. Dois encontros com o curador do curso e mais quatro com palestrantes convidados, que compartilharão suas buscas e realizações. Pessoas que se dedicaram a realizar em suas vidas aquilo que para a maioria da coletividade seriam apenas “sonhos” sem uma realidade prática, mas que para elas se transformou em uma experiência cotidiana de inspiração e integração.
Abriremos espaço para cada participante relatar suas vivências e percurso. Os inscritos serão divididos em grupos de trabalho por áreas de interesse e a natureza do projeto de cada um. Cada grupo deverá propor ao final do curso uma ação estética que contemple os valores propostos neste encontro, seja a criação de uma obra ou ação de difusão, comunicação e trabalho comunitário.
Público-alvo
Artistas, agentes culturais e criadores com atuação, sobretudo, em regiões periféricas.
Pré-requisito
Que tenha trabalho cultural, social ou artístico já realizado.
Curador:
Benjamim Taubkin
Quem nos guiará nessa jornada?
A música brasileira e seu diálogo com as outras culturas vêm sendo o campo de atividade deste pianista, arranjador, compositor e produtor. Iniciou o estudo do piano aos 18 anos e logo passou a se dedicar integralmente a esta atividade. Participa como músico e/ou produtor em mais de 150 discos e CDS. Desde 1997 iniciou diferentes projetos musicais e vem colaborando com músicos de diversos países.
Tem se apresentado regularmente do piano solo à orquestra sinfônica em festivais em centros culturais no Brasil, América Latina, Canadá, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Realizou também concertos e residências artísticas no Marrocos, Áustria e Coréia. Coordenou e programou diversas inciativas em instituições públicas e privadas como Secretaria de Cultura do Estado, Itaú Cultural, Mercado Cultural da Bahia, SESC, entre outras. É membro do Fórum Europeu de Festivais de Música do Mundo e da Associação Ibero-Americana para o Desenvolvimento da Música.