“Não vamos mudar o mundo se não mudarmos a educação. A educação está totalmente desarmonizada, em todo o mundo, por isso precisamos de um pacto Educativo. Pacto educativo que se dá entre a família, a escola, a comunidade e a cultura”

Disse Papa Francisco no encerramento do IV Congresso do Scholas Occurrentes, em 05 de fevereiro de 2015.

Realizado na semana de 24 a 28 de outubro de 2016, em parceria com o Programa Pontifício Scholas Occurrentes, o Instituto Olga Kos e a Prefeitura de São Paulo, o Jornada da Cidadania aconteceu no CEU Cidade Dutra, zona sul de São Paulo e contou com a participação de 300 jovens de 20 escolas, entre públicas e privadas, com equidade em gênero, origem social e etnia.

Foi a primeira realização do Instituto Casa Comum, quando ainda em formação. Durante uma semana os jovens foram estimulados a participar das atividades através de suas próprias experiências, incluindo decisões sobre as duas problemáticas escolhidas pelos próprios jovens (Diversidade e Tolerância e Reforma Educacional). Para a construção das decisões, foram incentivados a testarem hipóteses e construírem propostas que foram apresentadas às autoridades municipais.

O objetivo do Jornada da Cidadania é promover a cultura do encontro, buscar incrementar transformações dentro das comunidades em que os jovens vivem e estimular o compartilhamento de experiências.

Vídeos

Confira abaixo os vídeos com os registros da Jornada da Cidadania:

Depoimentos

Depoimentos colhidos entre os jovens participantes:

“Sejam quais forem as diferenças eles já não as veem. Se continuarmos educando os jovens poderemos ter uma comunidade de unidade. Eles poderão pensar nos problemas do mundo e resolvê-los juntos”

“Tivemos a oportunidade de ter esse encontro com pessoas que nunca vimos na vida. De realidade totalmente diferente da nossa, de 20 escolas de São Paulo inteira para poder discutir um objetivo em comum que é a melhoria da sociedade, do dia a dia, da escola. É importante termos mais oportunidades como essa. Para podermos interagir e poder conhecer um pouco mais”

“Eu cresci bastante e tenho certeza que isso aconteceu com todo mundo. Infelizmente o motivo pelo qual estamos aqui não é dos melhores, resolver situações que não são muito legais, mas espero que na próxima vez que nos encontrarmos seja para compartilharmos mudanças e ver o que realmente mudou”

“O mais incrível é termos tido esse contato com tanta gente de realidades diferentes que ficam muito longe da nossa vida normal, de nossa rotina, e dar voz para essas questões que geralmente não tem voz, que está muito presente, mas que ninguém pensa sobre elas”

“É muito importante esse encontro que estamos tendo, porque apesar de termos consciência de certas coisas como, por exemplo, de classe social, situação de raça que é muito presente em nossa sociedade, a partir do momento que você entra em contato diretamente com isso é uma experiência muito mais ampla e mais concreta, podemos ter uma dimensão real do que acontece de verdade”

Vivências Relacionadas