Em outubro de 2019 o Papa Francisco faz um chamado para o Pacto Educativo Global, em encontro que deveria ter acontecido em maio de 2020, adiado por conta da pandemia de Covid19. Atendendo ao chamado, o Instituto Casa Comum iniciou articulação com Organizações Não Governamentais vinculadas à educação, sindicatos de educadores e organizações educacionais para o Pacto Educativo Global no Brasil.

Esse movimento hoje envolve mais de sessenta organizações educacionais e foi impulsionado pela parceria com os Institutos Cultiva e Paulo Freire, movimento pelo direito à educação e Associação Nacional de Escolas Católicas, ANEC, entre outras. Desse processo surge a Articulação Brasileira pelo Pacto Educativo Global, ABPEC, lançada nacionalmente em 6 de fevereiro de 2021, com presença das mais representativas organizações educacionais do país, de trabalhadoras e trabalhadores da educação, mantenedoras de escolas, institutos, movimentos e organizações educativas.

Também foi elaborado um livro pelo Pacto Educativo Global no Brasil. O Instituto Casa Comum integra a ABPEC, participando da coordenação.

Vivências Relacionadas