Silvana Bragatto

Doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas. Professora universitária nos cursos de administração e agronomia, com ênfase em economia circular, logística e administração da produção.

Foi presidente da Comissão de Apuração de Propostas da COBAL – Companhia Brasileira de Alimentos/Ministério da Agricultura referente a licitação para contratação de serviços de refino e envasamento de óleo de soja. Planejou e implementou o sistema de controle de qualidade e fiscalização dos estoques governamentais de grãos, promovendo a melhoria contínua dos processos.

Coordenou o acompanhamento quanti-qualitativo de 65.000 ton. de carne bovina congelada importada pelo Governo Federal e depositadas em várias unidades frigoríficas no Estado de São Paulo. Coordenou o acompanhamento das atividades dos laboratórios de controle de qualidade da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento e conveniados. Por relevantes trabalhos prestados recebeu elogio do Presidente da República publicado no DOU (como membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional da DINAL, sobre Padrões Microbiológicos dos Alimentos, designada pela Portaria Nº 097 do Ministério da Saúde).

Prestou serviço de assistência técnica ao Programa Mundial de Alimentos – PMA / FAO. Atuou na operacionalização da política agrícola, programas de subvenção e informações agropecuárias. Recebeu diploma de honra ao mérito concedido pelo Presidente da CONAB referente a liderança e constância no propósito de obter resultados efetivos nos processos, que alavancaram a Empresa, em direção ao cumprimento de sua missão. Atuou no controle de qualidade de produtos importados (carne bovina congelada, trigo, óleo de soja degomado e arroz em casca) no recebimento, processamento e armazenamento, elaborando normas técnicas dos produtos adquiridos pelo Governo Federal (interna e externamente) para a formação de estoques reguladores (década de 1990 até 2001).

Autora de diversos artigos acadêmicos, tendo recebido prêmio como melhor trabalho da área de qualidade por artigo apresentado e publicado no VII International Conference on Industrial Engineering and Operations Management – 2001 (Otimização do sistema de armazenagem de grãos). Impulsionou e segue atuando na coordenação da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC) e na Articulação Brasileira pelo Pacto Educativo Global (ABPEG).