Jornada da Cidadania

Jornada
da Cidadania

O Projeto

A Jornada da Cidadania tem como principal objetivo desenvolver uma Rede Juvenil de Participação Cidadã a partir da Cultura do Encontro. A cultura do encontro só se realiza com integração e diversidade, pois é a partir da harmonização entre os diferentes que se consegue alcançar a integração. Sem integração seguiremos como uma sociedade de indivíduos e coletividades partidas, fragmentadas, como um “ajuntamento” de grupos e indivíduos que não se encontram e não se entendem, daí a necessidade do esforço pela harmonia. Harmonia não é supressão das diferenças, e sim a convivência na diferença, em ambientes de solidariedade e participação, com responsabilidade recíproca e vínculos, em que os jovens se reconhecem tomando parte dos processos, fazendo com que coração, mente e mãos sigam por sentidos e caminhos comuns.

É uma jornada imersiva, com duração de 5 dias, em que os jovens, entre 14 e 18 anos, decidem temas e problemáticas a serem abordados, testam hipóteses e buscam soluções para os problemas selecionados, em estabelecimento de acordos. tudo muito permeado com atividades artísticas e jogos, dando vazão às diversas formas de expressão. Com isso os participantes estabelecem relações de confiança, se conhecendo entre si e entre as escolas, tudo muito permeado com atividades artísticas e jogos, dando vazão às diversas formas de expressão. Com isso os participantes estabelecem relações de confiança, se conhecendo entre si e entre as escolas. Essa característica torna a proposta da jornada da cidadania um poderoso meio para o exercício da cultura comunitária, cidadã e do encontro.

Estamos preparando um conteúdo exclusivo para você.

Em breve, o lançamento de uma biblioteca multimídia criada pelo Instituto Casa Comum.

O Instituto Casa Comum é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, constituído por indivíduos comprometidos com a ideia de que o planeta Terra é a nossa casa comum